O cliente auto-destrutivo

Um website é composto da união entre marketing, design e tecnologia da informação. Portanto, o planejamento deve estar presente na concepção estratégica, na criação do projeto gráfico e no desenvolvimento tecnológico. Quando uma empresa busca um profissional ou uma empresa para a implementação de um projeto web, na maioria das vezes as premissas básicas de projeto não foram cumpridas.

Um projeto web, assim como qualquer projeto, deve possuir um planejamento bem elaborado e com objetivos claros. O planejamento é uma técnica e, como tal, se aplica de acordo com a situação e a finalidade. O papel do planejamento é orientar o esforço do trabalho para a obtenção de um resultado.

Um website tem como objetivo principal atingir um nicho de consumidores e/ou potenciais consumidores. Para atingir este público é necessário estudo e criatividade. Qualquer atividade que envolva criação em seu processo, depende da liberdade para atingir seu objetivo com êxito. Diferente do trabalho executado por um arquiteto de casas, onde o objetivo principal é elaborar uma construção de acordo com os anseios do cliente, um arquiteto web deve implementar o projeto pensando no público alvo que, na maioria dos casos, não é a empresa contratante, e sim, os clientes desta empresa.

O principal, ao meu ver, é compreender exatamente o que o cliente precisa e então argumentar com o mesmo a melhor solução para as questões apresentadas. Clientes dos mais variados segmentos tendem a opinar no design e na navegabilidade do projeto web.

O papel de um arquiteto web é mapear o perfil do público alvo de um produto ou serviço e desenvolver o projeto de design e usabilidade focado neste público. Quando o cliente interfere incisivamente neste processo, o resultado final certamente fica comprometido. O cliente, por incrível que pareça, é um dos maiores responsáveis pelo fracasso de um projeto web.

Não adianta projetar um site de óculos para leitura baseado em uma resolução de vídeo de 1280×1024 e uma tipografia estilizada tamanho mínimo para um público que está buscando o site justamente para encontrar o produto que resolva seu problema.

Não há mais espaço para amadorismo. Se um cliente contratar você ou sua empresa para desenvolver um projeto web, busque sempre o êxito máximo. Somente profissionais qualificados tem a competência para elaborar e implementar um projeto alcançando o resultado esperado pela empresa. Portanto, estude e mantenha-se atualizado.