em Negócios, Produtividade

Gastos Ocultos – Um problema crônico nos novos negócios

Nos últimos meses, além de minhas atividades como gestor da Um Publicidade e consultor de negócios e tecnologia, estive envolto com dois empreendimentos gastronômicos em fase inicial. E, como todo novo negócio, onde basicamente ainda não se tem receita, o orçamento para estruturação é bem apertado, fazendo com que os itens essenciais para operação sejam priorizados e outras demandas fiquem em uma listagem de pendências.

Em uma operação gastronômica, o centro das atenções são os itens necessários para o preparo, como insumos, panelas, utensílios de cozinha e outros que estão diretamente ligados ao serviço prestado. Tudo corre bem, o foco do negócio segue sem maiores problemas, etc. Dado um momento, chega uma demanda crítica: imprimir um cardápio. Neste momento o computador avisa que a tinta da impressora acabou. Você, na pressão da urgência, compra na loja mais próxima um novo cartucho. Inevitavelmente o preço será mais caro, pela falta de tempo para pesquisar e pelo curto prazo para concluir a compra. É neste momento que aparece o vilão do gasto oculto.

A situação se agrava ainda mais quando contabilizamos o custo do transporte, do estacionamento, do tempo gasto. E assim perde-se mais uma oportunidade de produzir mais e em menor tempo.

Os gastos ocultos só vão aparecer na hora da contabilização de tudo. Muitas vezes o valor planejado não bate com o valor realizado. Por mais que a operação só esteja priorizando o essencial, estas despesas não planejadas acabam ocorrendo e, dependendo do porte da operação em questão, pode significar uma mudança de lucro para prejuízo. Negócios em fase inicial e pequenas empresas são as mais afetadas pelo problema.

Pelo fato da Um Publicidade estar no mercado desde 2007 e com planilhas e sistemas de apoio operacional desenvolvidos, fazia tempo que não me deparava com este problema. Novamente pude comprovar que é essencial um planejamento e mapeamento de riscos.

Esta situação ocorre com você? Entre em contato comigo pelo e-mail [email protected]. Certamente posso elaborar uma proposta para melhorar a operação de seu negócio.

Escreva um comentário

Comentário