Você investe o quanto seu negócio precisa?

Qualquer negócio, por menor que seja, precisa de investimento financeiro. Dependendo do segmento e porte, este investimento pode variar de algumas centenas de reais até bilhões. Novos empreendedores, por falta de experiência, costumam embarcar em “soluções mirabolantes” para economizar. O pior são os empreendedores consolidados também costumam pecar nesse ponto.

Todo negócio deve ser estruturado financeiramente para que sua operação tenha o menor custo, claro, mas isso não significa que deva-se buscar isso a qualquer custo. Qualidade costuma ser um item bastante negligenciado durante esse processo de redução de custos.

Como consultor vejo vários comportamentos. Vejamos um caso:

Ao longo de um projeto para uma grande empresa de petróleo, um gestor de área, por mais que tivesse conseguido reduzir custos ao longo do ano, inflava despesas. Questionado sobre a razão de tal comportamento, o mesmo me disse que durante os 3 anos anteriores que conseguiu reduzir o custo, no ano seguinte o orçamento dado sempre reduzia, tornando praticamente nulo o valor disponível para melhorias. Enquanto isso outras áreas que não tinham conseguido reduzir o custo continuavam com seu orçamento mais alto. Percebendo esta lógica, ele passou a agir de tal maneira e com isso garantia verbas para investir e melhorar sua operação.

Você pode ter uma barraquinha de pipoca, uma empresa de engenharia, uma empresa de serviços, ou qualquer outra, mas em todos os casos um dado é certo: não existe retorno sem investimento. Você pode até ter momentos de crescimento sem investimento, agora a chance de isso ser uma constante é praticamente nula.

E você? Está investindo em seu negócio o volume que ele demanda?