em Desenvolvimento, Negócios, Tecnologia

Tecnologia x Gestão Antiquada = A constante batalha

Uma das grandes barreiras que sempre encontrei em empresas que tive contato, seja como funcionário ou consultor, é a gestão antiquada. Todo negócio é baseado em processos e, automatizar os mesmos gera eficiência e consequentemente lucro. É nesse ponto que começa a grande luta entre Tecnologia e Gestão Antiquada.

Um ótimo exemplo é o caso do Home Banking do Bradesco. O software foi desenvolvido em grande parte em Java, utilizando tecnologias de ponta, com ótima usabilidade, navegação e segurança porém, a gestão antiquada do banco torna o produto um elefante branco em alguns momentos. Imagine você ter acesso ao banco via Internet, com o objetivo de realizar uma transferência ou Doc sem precisar se dirigir a agência ou caixa eletrônico e, no momento do formulário é informado que precisa cadastrar favorecidos. Neste ponto ok, você imagina que vai se deparar com um processo digital normal de segurança.

Banco Bradesco - Limites

A navegabilidade já ficaria um pouco comprometida, claro, mas você releva contando que seria apenas um processo de navegação mal elaborado. Rapidamente você preenche o formulário com as informações e, quando para com mais atenção, lê o texto explicativo dizendo que você deve imprimir e levar na agência!

Banco Bradesco - Cadastramento de Contas

Como pode uma empresa obrigar um usuário que preferiu o meio digital para realizar suas operações bancárias ir em uma agência física? Total falta de coerência! Se para efetuar pagamentos de boletos com valores superiores ao tal “limite de segurança” só é necessitada a senha e token, qual o motivo para pra uma simples transferência condicionar cadastro e comparecimento a uma agência?

Este exemplo do Bradesco traduz muito bem o ponto que comento neste artigo. Antes de informatizar e automatizar sua empresa, pare e veja se seus processos estão coerentes. Muitas vezes você descobre que grande parte da ineficiência de um negócio pode estar em processos antiquados e/ou mal mapeados.

Escreva um comentário

Comentário