em Desenvolvimento, Negócios, Produtividade, Tecnologia, Web

Saiba o que é CDN e por que você deve implementar em seu site

Todo webmaster e gestor de projetos web é familiar com a máxima que conteúdo é a arma de seu negócio. Porém, muitos não levam em consideração pequenos detalhes que podem diminuir a experiência de uso de sua audiência: o tempo de carregamento de uma pagina. Por mais irresistível que seja seu conteúdo, se ele demora a carregar, não irá atrair tanta atenção dos usuários e consequentemente provocar uma evasão de consumidores.

Então, qual solução devo adotar? A resposta é contratar um Content Deliver Network (CDN). Veja abaixo cinco razões:

  1. PerformanceO mais óbvio dos benefícios do CDN. Pela existência de cache, distribuição geográfica de servidores, o conteúdo é servido de maneira rápida, considerando o nó de rede mais próximo de seu requisitante. Isto reduz a latência e perda de pacotes, permitindo menor tempo de carga e maior qualidade em streaming.
  2. ConfiabilidadeCom a distribuição de seu conteúdo por vários servidores, uma eventual queda de rede de alguma rota não irá afetar em nada seu conteúdo. Mesmo sob ataques hacker como o DoS, a infra distribuída é capaz de neutralizar o impacto, mantendo a disponibilidade de seu site.
  3. Escalabilidade 

    Com o aumento crescente de dados (textos, imagens, vídeos, etc), você deve estar preparado para picos de tráfego com alto consumo de banda.

  4. Economia financeira 

    A partir do momento que você repassa conteúdos estáticos para servidores específicos para tal, o poder de processamento diminui e fica direcionado nos servidores de negócio, deixando a cargo do CDN o provimento desse conteúdo, reduzindo o custo total de hospedagem.

  5. Posicionamento no resultado de sistemas de busca 

    Além dos quatro benefícios citados acima, um outro ponto bastante importante surge em contexto: o posicionamento em sites de busca. Google e outros sites de busca possuem em seu algorítimo de posicionamento o tempo de carga de cada página. Quanto maior a velocidade de carga de seu site, maiores as chances de ter um bom posicionamento nos resultados de busca.

Empresas de todos os portes estão adotando esta solução. Microsoft, Oracle, IBM, portais de conteúdo e muitos outros já estão aproveitando os benefícios do CDN. E você, o que está esperando?

Escreva um comentário

Comentário