em Documentação, Modelagem de Processos

Nova versão da Business Process Model and Notation (BPMN) sai em Junho

A BPMN é uma notação completa e moderna que permite profissionais das áreas de negócio e de TI documentarem qualquer tipo de processo em diferentes níveis de detalhes. Através de tags XML o processo e seu workflow é descrito. Hoje esta notação já um padrão e vem sendo utilizado por grande parte das empresas sérias em todo mundo.

De acordo com o cronograma estabelecido, Junho é a data limite para a versão final do BPMN 2.0. Esta nova versão trará enormes ganhos para a notação.


Mas o que é BPM?

Gerenciamento de Processos de Negócio ou BPM (Business Process Management) é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio (automatizados ou não) para alcançar resultados pretendidos, consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.

Este é um tema que interessa tanto aos profissionais das áreas de processo, qualidade, negócio, como também de TI (Tecnologia da Informação). TI é um grande habilitador para as práticas do BPM e por isto os profissionais de TI precisam entender melhor o BPM.

Escreva um comentário

Comentário