em Negócios, Produtividade, Tecnologia

A lição mais importante deixada por Steve Jobs

No início de Outubro Steve Jobs, um dos principais ícones da indústria tecnológica, teve sua trajetória interrompida por um câncer. Personalidades e desconhecidos lamentaram sua morte, referenciando suas principais conquistas na indústria e a revolução causada pelos produtos desenvolvidos por sua empresa, a Apple.

Pessoa de personalidade forte, Jobs sempre era reconhecido por ser bastante severo com seus companheiros de trabalho e por ter uma característica que, para mim, proporcionou grande parte do que conquistou: a atenção aos detalhes. Olhando a trajetória do profissional Jobs, em inúmeros momentos encontramos produtos que já tinham aparecido ao mercado antes, mas sem a devida atenção nos detalhes. Vejamos por exemplo tocadores de Mp3, quantos não existiram antes do IPod? Eu me lembro de vários, mas qual implacou sua marca? O único produto que teve seu design muito bem trabalhado e que em conjunto possuía uma loja de músicas a disposição. E smartphone? Lembram do Treo? Muitos não, pois o fabricante não tinha a mesma meticulosidade de Jobs e sua trupe para criar um produto com uma ótima usabilidade. Algum tempo depois então surge o IPhone, um smartphone desenvolvido com um alto padrão de usabilidade e que em conjunto também possuia uma loja de aplicativos disponível ao alcance de um dedo.

Muitas pessoas comentaram e comentarão que o maior legado de Jobs foi o IPod, IPhone, IPad, eu digo que seu maior legado foi ter deixado claro a importância existente nos detalhes, proporcionando identificar oportunidades, que podem não ter sido um sucesso em um passado, mas com sua devida atenção, tornaram-se grandes sucessos de vendas.

Escreva um comentário

Comentário