Tópicos: Negócios

Quero desenvolver um sistema e/ou um App! Quanto custa?

Nove entre dez empresas de desenvolvimento normalmente recebem este questionamento periodicamente. Antes de solicitar um orçamento, é necessário ter o mínimo de escopo, para que seja possível montar ao menos um rascunho de uma especificação.

Fazendo uma analogia simples, é a mesma coisa que perguntar quanto custa um veículo. Primeiro você precisa definir que tipo de veículo necessita, qual será seu uso. Uma motocicleta pode atender muito bem a necessidade de uma pessoa se deslocar dentro de um bairro ou cidade, agora para ir do Brasil até a Austrália não seria o veículo mais recomendado, principalmente que, para tal trajeto, só voando ou navegando. A estimativa de preço depende da necessidade e, quanto mais detalhes forem fornecidos, mais assertiva será esta estimativa.

Seguindo na mesma analogia, se você precisa se deslocar entre cidades próximas, e costuma ter material para carregar e/ou mais de duas pessoas, seguindo a linha do menor custo, já podemos eliminar lancha, avião e helicóptero. Agora a opção mais econômica, que seria moto, não é viável para carga de material e/ou mais de duas pessoas. Com isso conseguimos fechar o escopo do tipo de veículo necessário: carro, ônibus ou caminhão. Neste ponto já precisamos de um maior detalhamento, mas ao menos eliminamos algumas opções e temos uma faixa de valor estimada.

Antes de buscar qualquer orçamento, procure enumerar ao máximo qual sua necessidade e quais as barreiras que pode encontrar. Somente assim conseguirá uma estimativa que lhe permita planejar. Se você não consegue efetuar tal processo, contrate um consultor técnico para lhe ajudar nesta tarefa.