Tópicos: Publicidade

A importância dos testes

Diferente do que a maioria provavelmente pensou lendo o título, esta postagem não é para falar sobre software ou aplicativos para celular. É um alerta geral para qualquer material desenvolvido, desde textos até sistemas com integrações complexas. Usarei como exemplo um caso real simples.

Recentemente recebi um e-mail marketing de um evento voltado para FinTech no Rio de Janeiro. Abaixo o conteúdo na íntegra:

emailfintech

Como podem perceber, ao fim do e-mail existe uma “assinatura” com supostamente o endereço. Acontece que provavelmente a campanha foi composta para depois substituir os dados mas por um deslize isto não ocorreu, ficando assim:

Conexão Fintech
Nome da Rua, 999 – 99999-999 – Cidade, Estado, Brasil

Neste caso, baseado no target de público e no assunto em questão, a gravidade do erro pode ser considerada pequena. Mas e se fosse o anúncio de um restaurante por exemplo? Como o cliente chegaria no mesmo? Será que ele levaria a sério a mensagem considerando como um simples erro ou já desconfiaria e descartaria?

Se esta campanha tivesse sido testada corretamente este erro seria detectado e devidamente corrigido. A imagem de um negócio, produto ou serviço podem ser destruídas com conteúdos impróprios, margens para interpretações dúbias ou deslizes que em grande parte das vezes seriam detectados com simples verificações. Vide a imagem utilizada neste post.